Entre a última sexta-feira e a manhã desta segunda, 15 motoristas foram multados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por dirigirem embriagados na região de Santiago. A ação que resultou nas multas, de acordo com os policiais, foi batizada de Operação Carnaval, e visava coibir o crime principalmente no trecho da BR-287 que dá acesso à Jaguari (entre Santiago e São Vicente do Sul).
Seis motoristas foram multados entre a noite de sexta e a manhã de sábado. Um deles passou pelo teste do etilômetro, que constatou a embriaguez. Os outros cinco se recusaram a fazer o teste, mas apresentavam "visíveis sinais de embriaguez", razão pela qual foram autuados.
Já entre a noite de sábado e a manhã de domingo, mais sete motoristas foram multados por embriaguez ao volante. Cinco fizeram o teste do etilômetro, que constataram a embriaguez. Os outros dois se negaram, mas foram autuados diante do que os policiais constataram.
Dois são presos por dirigir embriagados no Carnaval
Em um dos casos, o motorista, de 46 anos, dirigia em ziguezague pela rodovia. Quando foi abordado pela polícia, confessou ter ingerido bebida alcoólica, e o etilômetro apontou que ele havia excedido em três vezes a quantidade de álcool consumida permitida pela legislação. Além disso, o motorista dirigia com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Ele foi preso, levado para o Presídio Estadual de Santiago, e teve o veículo apreendido.
Ao longo de domingo e na manhã desta segunda, outros dois motoristas foram presos por embriaguez ao volante. No total, desde sexta, foram expedidos 15 autos de infração (multas), um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) foi apreendido, bem como quatro CNHs.